Perspectiva dos Professores das Escolas sobre a Inserção da Modelagem Matemática na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p03-31

Palavras-chave:

Modelagem matemática, BNCC, Professores que ensinam matemática, Processo matemático, Alternativa metodológica

Resumo

No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções de professores que ensinam Matemática na Educação Básica em relação à presença da Modelagem Matemática na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações obtidas por meio de um questionário online – Google Docs, o qual foi respondido por 40 professores que ensinam Matemática em 2022. Sistematizamos os dados por meio da Análise de Conteúdo a qual nos proporcionou a constituição de seis Unidades de Registro e duas Categorias de Análise. Como resultados, identificamos que 17,5% dos professores que ensinam Matemática, apontaram a superficialidade da Modelagem Matemática na BNCC e 82,5% destacaram que a Modelagem Matemática está presente de uma maneira evidente e explícita na BNCC,pois caracteriza-se como um Processo Matemático, ou seja, uma alternativa metodológica privilegiada para dinamizar o ensino e melhorar a aprendizagem em Matemática dos alunos na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor Adjunto, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT. E-mail: marcio.rodrigues@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815

Acelmo de Jesus Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí-GO. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT. E-mail: acelmo@unemat.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6212-5093.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO. E-mail: luciano.duarte@ifg.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4510-9053

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Doutor em Educação para as Ciências pela UNESP – Bauru/SP. Professor Adjunto, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT. E-mail: williamvieira@unemat.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2596-0118

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

RODRIGUES, Márcio Urel; BRITO, Acelmo de Jesus; SILVA, Luciano Duarte da; GONÇALVES, William Vieira. Perspectiva dos Professores das Escolas sobre a Inserção da Modelagem Matemática na BNCC. Abakós, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 03–31, 2024. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p03-31. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/31711. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers