Tecnologias Educacionais Aplicadas em Ensino Híbrido

um Estudo em Escola Pública Estadual de São Paulo

Autores

  • Paulo Cesar de Lira Universidade de São Paulo
  • Armando Maciel Toda Universidade de São Paulo
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130104

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ensino médio, Educação, Metodologias ativas

Resumo

O presente trabalho explora a construção e aplicação de sequência didática na modalidade ensino híbrido com apoio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. Para seu desenvolvimento, obteve-se a colaboração e participação de uma turma de 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Além de denotar o ensino híbrido em suas modalidades, o trabalho intenta lançar-lhe luz, de forma teórica e prática, como uma opção didática. Para sua consecução, tomou-se como base o componente 3 “Estatística na Saúde Pública e Meio Ambiente do MAPA - Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagem”, do Eixo Estruturante do Ensino Médio do ano de 2022 do governo do Estado de São Paulo. A partir desse material, foram elaborados três vídeos sobre o assunto, os quais foram assistidos por um grupo de 34 alunos. Em formulário eletrônico, esses alunos retornaram sua percepção e assimilação do conteúdo, e, com base na tabulação e análise das respostas, concluiu se pelo grande potencial que o ensino híbrido oferece à escola pública, necessitando, contudo, de ferramentas tecnológicas e ambientes adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar de Lira, Universidade de São Paulo

Especialista em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais – Universidade de São Paulo - Brasil

Armando Maciel Toda, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Computação – Universidade de São Paulo - Brasil

Seiji Isotani, Universidade de São Paulo

Doutorado em Inteligência Artificial na Educação pela Universidade de Osaka, Japão. Professor Titular em Computação e Tecnologias Educacionais da Universidade de São Paulo, Docente Associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard e Pesquisador Visitante da Escola de Educação da Universidade de Harvard. 

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

LIRA, Paulo Cesar de; TODA, Armando Maciel; ISOTANI, Seiji. Tecnologias Educacionais Aplicadas em Ensino Híbrido: um Estudo em Escola Pública Estadual de São Paulo. Abakós, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. e2025130104, 2025. DOI: 10.5752/P.2316-9451.e2025130104. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/31764. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)