Tecnologias Educacionais Aplicadas em Ensino Híbrido
um Estudo em Escola Pública Estadual de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130104Palavras-chave:
Ensino híbrido, Ensino médio, Educação, Metodologias ativasResumo
O presente trabalho explora a construção e aplicação de sequência didática na modalidade ensino híbrido com apoio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. Para seu desenvolvimento, obteve-se a colaboração e participação de uma turma de 2ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Além de denotar o ensino híbrido em suas modalidades, o trabalho intenta lançar-lhe luz, de forma teórica e prática, como uma opção didática. Para sua consecução, tomou-se como base o componente 3 “Estatística na Saúde Pública e Meio Ambiente do MAPA - Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagem”, do Eixo Estruturante do Ensino Médio do ano de 2022 do governo do Estado de São Paulo. A partir desse material, foram elaborados três vídeos sobre o assunto, os quais foram assistidos por um grupo de 34 alunos. Em formulário eletrônico, esses alunos retornaram sua percepção e assimilação do conteúdo, e, com base na tabulação e análise das respostas, concluiu se pelo grande potencial que o ensino híbrido oferece à escola pública, necessitando, contudo, de ferramentas tecnológicas e ambientes adequados.
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