História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67

Authors

  • Maria Helena Roxo Beltran PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67

Abstract

Este artigo aborda aspectos do processo de construção de interfaces entre áreas de conhecimento distintas - a história da ciência e o ensino de ciências - focalizando particularmente a química. Inicialmente, apresenta-se um histórico das propostas de interação entre História da Química e Ensino e, em seguida, analisam-se diferentes possibilidades de construção de interfaces entre esses dois campos interdisciplinares. Para esse processo, é relevante a determinação do objeto de estudo e o esclarecimento dos conceitos associados a termos comuns às áreas específicas. Com isso, pretende-se salientar que a construção de interfaces entre áreas de conhecimento deve se basear em análises conceituais profundas para que se possam estabelecer redes teóricas coerentes que sustentem as abordagens interdisciplinares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-05-31

How to Cite

BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67. Abakós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 67–77, 2013. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2013v1n2p67. Acesso em: 10 sep. 2025.

Issue

Section

Comunicações convidadas / Invited communications