História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67

Autores

  • Maria Helena Roxo Beltran PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67

Resumo

Este artigo aborda aspectos do processo de construção de interfaces entre áreas de conhecimento distintas - a história da ciência e o ensino de ciências - focalizando particularmente a química. Inicialmente, apresenta-se um histórico das propostas de interação entre História da Química e Ensino e, em seguida, analisam-se diferentes possibilidades de construção de interfaces entre esses dois campos interdisciplinares. Para esse processo, é relevante a determinação do objeto de estudo e o esclarecimento dos conceitos associados a termos comuns às áreas específicas. Com isso, pretende-se salientar que a construção de interfaces entre áreas de conhecimento deve se basear em análises conceituais profundas para que se possam estabelecer redes teóricas coerentes que sustentem as abordagens interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67. Abakós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 67–77, 2013. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2013v1n2p67. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Comunicações convidadas / Invited communications