Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34Resumo
O conhecimento acerca da neurociência ultrapassou a área da medicina e, atualmente, é foco de estudo da Pedagogia na busca da compreensão da melhor maneira de ensinar para alcançar todos os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas experiências da neurociência em processo de ensino e aprendizagem, demonstrando sua influência nos diferentes tipos de aprendizado, tais como: aprendizado por afinidade, aprendizado significativo e aprendizado por analogias e metáforas, a partir da realização de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados permitem concluir que cada um desses aprendizados apresenta suas particularidades, embora todos apresentem indícios de associações com o conhecimento prévio dos indivíduos e, ao se pesquisar os diferentes tipos de aprendizado, constatou-se que todos eles valorizam o aluno e têm como objetivo despertar sua motivação, promovendo uma experiência de aprendizado diferenciada, personalizada, prazerosa e significativa. Ressalta-se, portanto, a importância de perceber os fundamentos sobre neurobiologia cognitiva, necessários no processo ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY