Uma Análise Comparativa das Práticas do Processo de Gerência de Riscos usando Modelos de Qualidade para o Processo de Software

Autores

  • Heresson João Pamplona de Siqueira Mendes Universidade Federal do Pará
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2016v4n2p41

Resumo

A Gerência de Riscos é uma área de conhecimento estudada nos principais modelos de qualidade de software, e trata-se de um fator importante para o sucesso de um projeto, pois gerencia a probabilidade de um evento inesperado ocorrer e suas consequências, denominado risco. Um modo de atingir o sucesso no gerenciamento de riscos de um projeto de software dá-se a partir da adoção das recomendações presentes nos modelos de qualidades de software. Este trabalho tem como objetivo propor boas práticas no tratamento de riscos por meio do mapeamento dos principais modelos de qualidade estudados em trabalhos semelhantes (MR-MPS-SW, CMMI-Dev, PMBoK, ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 16085), definindo, assim, um modelo de processo que agregue as melhores recomendações presentes nos padrões internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1998), Especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará - UFPA, Coordenador do Projeto de Pesquisa SPIDER - Software Process Improvement: DEvelopment and Research que recebeu o segundo lugar no Prêmio Dorgival Brandão Júnior referente ao ciclo 2011 do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É Consultor-Implementador e Avaliador dos modelos MPS.BR e CMMI de qualidade pela SWQuality Consultoria e Sistemas Ltda. Atuou como: Gerente de Divião de Desenvolvimento da Cobra Tecnologia; Gerente de Processos e Qualidade da Amazon Corporation; e Professor Titular I da Universidade da Amazônia - UNAMA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de software, qualidade de software, gerência de projetos, ferramentas CASE, ambiente de desenvolvimento de software e sistema de informação.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

MENDES, Heresson João Pamplona de Siqueira; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra. Uma Análise Comparativa das Práticas do Processo de Gerência de Riscos usando Modelos de Qualidade para o Processo de Software. Abakós, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 41–70, 2016. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2016v4n2p41. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2016v4n2p41. Acesso em: 30 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers