Ensinando Termodinâmica por meio de Experimentos de Baixo Custo

Autores

  • Ricardo Florencio Alves Rocha Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Adriana Gomes Dickman Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2016v4n2p71

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o kit Caixa Mágica com experimentos de termodinâmica para alunos do Ensino Médio. Os experimentos utiliziam material de baixo custo, incluindo materiais reciclados, facilmente adaptáveis em salas de aula. A Caixa Mágica foi testada em uma escola estadual com alunos do segundo ano do ensino médio.  O impacto das experiências como estímulo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica foi investigado por meio de questionários aplicados antes e após a experimentação. O nível de acerto dos questionários aumentou significativamente após os experimentos, sugerindo que a abordagem é eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Florencio Alves Rocha, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui curso de Astrofísica do Sistema Solar pelo Observatório Nacional, realiza graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com período sanduíche na Hochschule Mannheim (Alemanha). Estudou alemão na escola DID - Deutsch-Institut em Berlim. Participa do PIBID PUC Minas onde desenvolve projetos que contribuíram para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, também participa do projeto de extensão Circo da Física, projeto pelo qual ganhou menção honrosa na categoria Estudante Universitário do Prémio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2014.

Adriana Gomes Dickman, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook (1997) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no ensino de física e no Ensino de física para estudantes cegos; em Física estatística desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos. Pesquisador Mineiro Fapemig 2015-2017.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

ROCHA, Ricardo Florencio Alves; DICKMAN, Adriana Gomes. Ensinando Termodinâmica por meio de Experimentos de Baixo Custo. Abakós, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 71–93, 2016. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2016v4n2p71. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2016v4n2p71. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>