Proposta de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos Móveis Educacionais

Autores

  • Deborah D'Carlo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Glívia Angélica Rodrigues Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Érica Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p16

Resumo

A adoção de aplicativos móveis no contexto educacional vem crescendo e abre espaço para o mobile learning. Diante dessa crescente utilização e dos diferentes perfis de usuários, é relevante garantir que esses aplicativos contemplem requisitos de usabilidade, uma vez que eles possuem objetivos de aprendizado. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de heurísticas específicas para avaliar a usabilidade dos aplicativos móveis educacionais. Por meio de avaliações com especialistas da área e usuários, foi possível evidenciar a eficiência e a eficácia das heurísticas propostas que foram consideradas relevantes para apreciação da usabilidade de aplicativos do domínio educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

D’CARLO, Deborah; RODRIGUES BARBOSA, Glívia Angélica; OLIVEIRA, Érica Rodrigues de. Proposta de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos Móveis Educacionais. Abakós, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 16–35, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p16. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v5n2p16. Acesso em: 20 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers