Proposta de um Portal Educacional para Estudantes de Programação de Computadores

Autores

  • Felipe Augusto Lara Soares PUCMinas - Engenharia de Computação
  • Rodrigo Baroni Carvalho PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p36

Resumo

Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos que ingressam em instituições de ensino de nível técnico e superior em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) é o desafio inicial da aprendizagem das disciplinas de programação de computadores. Este trabalho analisa os aspectos mais relevantes dos portais educacionais já existentes na área com o fim de criar um portal educacional para auxiliar os estudantes de programação. O portal educacional proposto visa ampliar a capacidade de aprendizagem, incentivar o estudo e a resolução de problemas, ajudando, também, os professores a acompanharem o desenvolvimento das habilidades de programar de seus alunos. Foram entrevistados 68 usuários para avaliar o portal, sendo 65 alunos do Pronatec e de cursos superiores e três professores. Concluiu-se que o portal desenvolvido funciona de modo satisfatório em goprograme.com.br, oferecendo funcionalidades educativas e bons conteúdos. Entre os principais diferenciais do portal propostos, estão o suporte ao aprendizado de qualquer linguagem de programação, o fato de estar inteiramente em português e a abrangência para públicos de qualquer idade e nível educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Lara Soares, PUCMinas - Engenharia de Computação

Bacharel em Engenharia de Computação - PUCMinas

Rodrigo Baroni Carvalho, PUC Minas

Doutor em Ciência da Informação (UFMG/Univ.Toronto) Instituto de Ciências Exatas e Informática Depto. de Computação

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

SOARES, Felipe Augusto Lara; CARVALHO, Rodrigo Baroni. Proposta de um Portal Educacional para Estudantes de Programação de Computadores. Abakós, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 36–58, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p36. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v5n2p36. Acesso em: 20 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)