Proposta de um Portal Educacional para Estudantes de Programação de Computadores
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p36Abstract
Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos que ingressam em instituições de ensino de nível técnico e superior em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) é o desafio inicial da aprendizagem das disciplinas de programação de computadores. Este trabalho analisa os aspectos mais relevantes dos portais educacionais já existentes na área com o fim de criar um portal educacional para auxiliar os estudantes de programação. O portal educacional proposto visa ampliar a capacidade de aprendizagem, incentivar o estudo e a resolução de problemas, ajudando, também, os professores a acompanharem o desenvolvimento das habilidades de programar de seus alunos. Foram entrevistados 68 usuários para avaliar o portal, sendo 65 alunos do Pronatec e de cursos superiores e três professores. Concluiu-se que o portal desenvolvido funciona de modo satisfatório em goprograme.com.br, oferecendo funcionalidades educativas e bons conteúdos. Entre os principais diferenciais do portal propostos, estão o suporte ao aprendizado de qualquer linguagem de programação, o fato de estar inteiramente em português e a abrangência para públicos de qualquer idade e nível educacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
