InLibras: Criação de um Ambiente Lúdico para Aprendizado de Libras

Autores

  • Deiziane Buganti UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste
  • Rafael Moretto Mezalira UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste
  • Franciele Carla Petry UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste
  • Roberson Junior Fernandes Alves UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p3

Resumo

O projeto InLibras tem como objetivo principal disponibilizar uma ambiente acessível para que crianças surdas e pais ouvintes possam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Espera-se motivar, assim, a interação no meio familiar desde a primeira infância, dando às crianças a oportunidade de se desenvolver por meio da língua materna dos surdos, possibilitando sua inclusão na sociedade com mais facilidade. A tecnologia é uma fonte de conhecimento, mobilidade e acessibilidade que está cada vez mais cedo presente na vida de todos. É importante usá-la para algo educativo e para promover conhecimento. Com este intuito, desenvolveu-se a ferramenta web InLibras, levando em conta, principalmente, o fator de acessibilidade, de modo que os usuários possam acessá-lo em qualquer lugar e a qualquer hora, seguindo seu próprio ritmo de aprendizado. Dotada de uma arquitetura pedagógica disposta de ambientes lúdicos, possibilita a familiarização com o cotidiano das crianças e dos pais, motivando o aprendizado de Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

BUGANTI, Deiziane; MEZALIRA, Rafael Moretto; PETRY, Franciele Carla; ALVES, Roberson Junior Fernandes. InLibras: Criação de um Ambiente Lúdico para Aprendizado de Libras. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 3–18, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p3. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v6n1p3. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers