Discalculia: Um Mapeamento de Artigos Brasileiros

Autores

  • Lanúzia Almeida Brum Avila Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p35

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento teórico de artigos que abordam a temática Discalculia, transtornos de aprendizagem em Matemática (TAM) e dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) publicados em periódicos acadêmicos brasileiros. Tem como objetivo verificar o estado da arte dessas produções, buscando por suas convergências e divergências em relação a alguns aspectos, entre eles o modo como são conceituados os termos Discalculia, TAM e DAM e as contribuições aos profissionais da área da Educação. Para selecionar as produções brasileiras dos últimos anos, utilizou-se o banco de periódicos disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A análise evidencia que os artigos divergem quanto aos termos adotados na literatura para referir-se às dificuldades de aprendizagem (DA) e aos transtornos de aprendizagem (TA), fazendo uso não somente do termo Discalculia, como também DAM, TAM e distúrbios de aprendizagem, o que acaba por dificultar a comparação entre os dados pesquisados, pela falta de padronização quanto as denominações utilizadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lanúzia Almeida Brum Avila, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

[1] Licenciada em Pedagogia- Orientação Educacional (FAPA), Psicopedagoga Institucional e Clínica (FAPA); Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), bolsista CAPES, Porto Alegre- RS, Brasil.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

² Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciada em Matemática pela UFRGS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Porto Alegre- RS, Brasil. 

DISCALCULIA: UM MAPEAMENTO DE ARTIGOS BRASILEIROS

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

AVILA, Lanúzia Almeida Brum; LARA, Isabel Cristina Machado de. Discalculia: Um Mapeamento de Artigos Brasileiros. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 35–56, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p35. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v6n1p35. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers