Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise de uma Coleção

Autores

  • Suedy Santos de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p66-85

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação Financeira. Educação Matemática Crítica. Livros Didáticos. Anos Finais do Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo, recorte de uma dissertação de Mestrado, apresentamos uma discussão sobre Educação Financeira (EF), bem como os resultados encontrados na análise de uma coleção de livros didáticos de Educação Matemática Crítica (EMC), especificamente os Ambientes de Aprendizagem, proposta por Skovsmose (2014). Analisamos as atividades de EF encontradas nos livros e o manual do professor, a fim de observar as orientações fornecidas para as atividades. Encontramos 54 atividades nos livros de 6o , 7o , 8o e 9o anos e a maior parte das atividades foi categorizada como Ambiente de aprendizagem do tipo 3 (semirrealidade/exercício). O manual do professor, de maneira geral, pouco contribui na orientação de possibilidades de trabalho das atividades. Consideramos importante a inserção da EF em livros didáticos de Matemática, embora a temática ainda não seja obrigatória no espaço escolar.

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Publicado

2020-05-30

Como Citar

AZEVEDO, Suedy Santos de; PESSOA, Cristiane. Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise de uma Coleção. Abakós, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 66–85, 2020. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p66-85. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/19728. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers