Desenvolvimento de uma interface para terapia de biofeedback para pacientes com AVC utilizando eletromiógrafo e eletrogoniômetro DOI - 10.5752/P.2316-9451.2014v3n1p75
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2014v3n1p75Resumo
O objetivo deste artigo é desenvolver uma interface que auxilie um tratamento por meio de uma terapia de biofeedback. Esta terapia envolve o retorno imediato de informações por meio de aparelhos sensoriais eletrônicos. Será desenvolvido um sistema para ser utilizado no tratamento de pacientes que tenham sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC). O AVC éum derrame cerebral, que compromete a função neurológica das pessoas e é proveniente de um entupimento de vasos sanguíneos cerebrais. O programa criado é capaz de captar o sinal do eletromiógrafo e o sinal do eletrogoniômetro, comparando com um sinal de referência e identificando o quanto de força é aplicado na realização do movimento de extensão de braço. Utiliza-se, neste caso, a abertura do ângulo a partir do envoltório do sinal. O sinal captado é relacionado com uma determinada imagem, obtendo, assim, um feedback visual na tela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY