Proposta de Serious Games aplicado ao ensino de eletricidade básica: O Jogo Genius a partir da Plataforma Arduíno DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p3

Autores

  • Michelle Melo Cavalcante Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • João Lucas de Souza Silva Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Jamilson Ramalho Dantas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Esdriane Cabral Viana Instituto Federal da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p3

Resumo

As aplicações de Serious Games com foco na educação estão se tornando recorrentes e abrem caminho para diversas vantagens dentro da sociedade e do mundo contemporâneo. Uma preocupação evidente é com a disciplina de física, em que a eletricidade é uma das áreas que possuem mais estudos referentes à dificuldade de aprendizagem devido à abstração do conteúdo. Portanto, o objetivo do presente artigo é descrever o desenvolvimento de uma metodologia que auxilie no ensino-aprendizagem de conteúdos de eletricidade básica de modo lúdico e educativo para os discentes. Para isso, foi desenvolvido o jogo da memória conhecido por Jogo Genius utilizando a Plataforma Arduino. Com o jogo, os discentes foram incentivados a aprender de dois modos: o primeiro consistiu no interesse dos próprios estudantes instigados pela curiosidade provida por parte da Plataforma Arduino e, posteriormente, pelo interesse oriundo do jogo. Além disso, foi possível auxiliar na didática do docente. As aulas tornaram-se mais práticas e mais voltadas à realidade. Os discentes puderam conhecer componentes eletrônicos e entender como esses funcionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Melo Cavalcante, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) com ênfase em Eletrotécnica. Atuou como bolsista de Iniciação Científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IFBA) pelo grupo de pesquisa Processamento e Caracterização de Materiais (IFBA/Câmpus Salvador) com linha de pesquisa em Caracterização dos Materiais (2013-2014) e, posteriormente, como bolsista de IC PIBIC/FAPESB pelo grupo de pesquisa Meio Ambiente e Energia (IFBA/Câmpus Paulo Afonso) com linha de pesquisa em Sistemas Embarcados. Atualmente atua como bolsista de IC PIBIC/FAPESB com linha de pesquisa em Energias Renováveis com ênfase em Sistemas Fotovoltaicos Autônomos.

João Lucas de Souza Silva, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Estudante de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa do IFBA - Meio Ambiente e Energia. Atuou em pesquisas de infraestrutura de Computação em Nuvem (2012-2013), com bolsa PIBIC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e também em Reconstrução Tridimensional de Ambientes (2013-2014), com bolsa PIBITI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Exerce atualmente a seguinte pesquisa: ReCArd: Um Robô para auxílio na Reconstrução Tridimensional com aplicação em Ambientes Virtuais Multissensorial, recebendo auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Trabalha atualmente nas áreas de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Robótica aplicada a Engenharia Elétrica.

Jamilson Ramalho Dantas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Sete de Setembro FASETE; Mestre e Doutorando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco - CIn-UFPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Alta Disponibilidade, avaliação de Desempenho de Sistemas, Modelos analíticos, Computação em Nuvem. Participante do Grupo de Pesquisa MoDCS - Modelling of Distributed and Concurrent Systems.

Esdriane Cabral Viana, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2002) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2005). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia desde 2010. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e em Educação à Distância. Atualmente é Diretora de Ensino do IFBA Campus de Paulo Afonso. Membro do Grupo Meio Ambiente e Energia e Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências (GPEC)

Downloads

Publicado

2015-11-22

Como Citar

CAVALCANTE, Michelle Melo; SILVA, João Lucas de Souza; DANTAS, Jamilson Ramalho; VIANA, Esdriane Cabral. Proposta de Serious Games aplicado ao ensino de eletricidade básica: O Jogo Genius a partir da Plataforma Arduíno DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p3. Abakós, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 3–19, 2015. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p3. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2015v4n1p3. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers