Representações da mulher negra em livros didáticos de português

Autores

  • Juliana Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.


Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção

do ethos. São Paulo: Contexto, [2005] 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/

SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/

arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em 15 set.2011.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos - Programa Nacional do

Livro Didático 2011. Disponível em: <http://www.fnde.

gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico/2349-guiapnld-

> Acesso em 10 ago.2011.

BRASIL. Lei n.° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10. 639.

htm. Acesso em 22 ago.2011.

BRASIL. Lei n.° 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/

lei/l11645.htm Acesso em 22 ago.2011.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-

Centro de Referência Virtual do professor – CRV: Disponível em:

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/INDEX.ASP?ID_OBJETO=23967&ID_PAI=23967&AREA=AREA&P=T&id_

projeto=27. Acesso em 18 mar.2011.

BRASIL. Sistema do Material Didático - SIMAD. Disponível

em: https://www.fnde.gov.br/distribuicaosimadnet/

filtroDistribuicao Acesso em 15 mar.2011.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar.

Português: linguagens. 5 ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E

ECONÔMICAS - IBASE. Cotas raciais, por que sim? 2008.

Disponível em: http://www.ibase.br/pt/biblioteca-2/. Acesso

em 15 abr.2011

GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo

Horizonte: Mazza Edições, 1995.

GOMES, Nilma Lino. Educação, raça e gênero: relações

imersas na alteridade. Cadernos Pagu, vol. 6-7, pp.67-82,

Disponível em: < /cadpagu_1996_6.7_5_GOMES.pdf>.

Acesso em 16 Abr. 2014

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios

colocados pela implementação da Lei 10.639/2003. In,

MOREIRA, Antonio F; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo:

diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2008. p. 67-89.

LOPRESTI, Cibele Costa, MARCHETTI, Gretta et al. Para

viver juntos: Português. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2009.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil.

Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte:

Autêntica, 2004.

NOGUEIRA, Juliana Keller et al. Conceitos de gênero, etnia e

raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar.

Fazendo Gênero 8 – corpo, violência e poder. Disponível em:

http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST1/Nogueira-Felipe-

Teruya_01.pdf Acesso em 18 Abr. 2014

OLIVEIRA, Elânia de. Relações étnico-raciais e de gênero

e o discurso da sala de aula de Português: Uma abordagem

etnográfica interacional. Tese (Doutorado em Educação)

Faculdade de Educação, UFMG, 2008.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do silêncio. São Paulo:

editora da UNICAMP, 1995.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e

procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. São Paulo: Editora

da Unicamp, 2010.

SOARES, Magda Becker. Um Olhar sobre o Livro didático. In:

Presença Pedagógica, v.2

n. 12, nov./dez. 1996.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes

da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de

Janeiro: Edições Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Santos, J. S. (2015). Representações da mulher negra em livros didáticos de português. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 48–68. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11087

Edição

Seção

Dossiê: formação docente e ensino linguístico