Representações da mulher negra em livros didáticos de português
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da mulher negra em livros didáticos de língua portuguesa a partir de duas coleções do ensino fundamental referentes ao PNLD 2011. O objetivo central que orientou essa pesquisa foi a verificação da voz da mulher negra na composição dos materiais analisados – os LDs, quando as houvesse, e qual a representação a respeito do sujeito mulher negra por eles veiculada. O aporte teórico foi baseado na Análise do Discurso. No que diz respeito à noção da construção de imagens de si e ethos prévio, houve destaque para os trabalhos de Amossy (2005); quanto ao silenciamento na categoria discursiva, utilizamos Orlandi (1995) e quanto aos estudos sobre raça, tivemos como base os trabalhos de Gomes (1995) e Munanga (2004). Como resultado da pesquisa, observou-se que as investidas na ressignificação de discursos historicamente construídos sobre a mulher negra ainda são pouco eficientes e a sua presença nessas obras ainda é pouco expressiva.
Palavras-chave: Análise do discurso. Raça. Gênero. Livro didático. Representação.
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