Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure

Autores

  • Gláucia do Carmo Xavier Professora DE do Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Mestre em Educação pela PUC-Minas.

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse  aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.

Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRÉ-DE-MINIAC, Cristine et al. Conceptions théoriques et

pratiques d’eenseignement de la lecture-ecriture. L’Hamattan,

CALVET, Louis-Jean. Saussure prós e contra: para uma

linguística social. São Paulo: Cultrix, 1977.

CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure:

fundamentos e visão crítica.

ed. rev. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo

de alfabetização. IN: FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre

Alfabetização. 25. Ed. São Paulo: Cortez, 2000, p.9 a 41.

RADE, Izabel C A da S. Alfabetização hoje: onde estão os

métodos? Presença Pedagógica. Belo Horizonte. V. 9, n. 5,

mar/abr.2003.

HERMONT, Arabie Berzi. Como analisar textos de alunos em

processos de aquisição da escrita. Pedagogia em ação. Belo

Horizonte, v.2, n 1, 2010, p. 27 a 39.

KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da

escrita: relevancia das práticas não escolares de letramento para

o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, jul/

dez.2010.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 25

ed. São Paulo: Cultrix, 2003.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO,

Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global,

STARROBINSKI, Jean. As palavras sob as palavras. São Paulo:

Perspectiva. 1974.

TEXTOS selecionados.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Xavier, G. do C. (2015). Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 87–102. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11089

Edição

Seção

Dossiê: formação docente e ensino linguístico