Significante e significado no processo de alfabetização e letramento:contribuições de Saussure
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
ara Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido. Esses saberes contribuem muito para a alfabetização e letramento, pois, nesse processo, o sujeito parte do concreto, por meio de desenhos para um conhecimento abstrato, relacionado ao mundo da escrita. Partindo de escritas pictográficas à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética, o sujeito, em fase de alfabetização, traça o caminho que Saussure descreve por meio do significante e do significado pelos quais os signos são abarcados. Nesse aprende a utilizar palavras para dar lugar a esse primeiro modo de representação do mundo. Na primeira seção, este texto descreve e explica a Teoria de Saussure sobre signo linguístico. Em seguida, demonstra, com exemplos e atividades de crianças no período de alfabetização escolar, como isso ocorre. Para concluir, o texto traz alguns comentários finais considerando esse processo de transição.
Palavras-chave: Saussure. Alfabetização. Significado. Significante.
Downloads
Referências
BARRÉ-DE-MINIAC, Cristine et al. Conceptions théoriques et
pratiques d’eenseignement de la lecture-ecriture. L’Hamattan,
CALVET, Louis-Jean. Saussure prós e contra: para uma
linguística social. São Paulo: Cultrix, 1977.
CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure:
fundamentos e visão crítica.
ed. rev. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo
de alfabetização. IN: FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre
Alfabetização. 25. Ed. São Paulo: Cortez, 2000, p.9 a 41.
RADE, Izabel C A da S. Alfabetização hoje: onde estão os
métodos? Presença Pedagógica. Belo Horizonte. V. 9, n. 5,
mar/abr.2003.
HERMONT, Arabie Berzi. Como analisar textos de alunos em
processos de aquisição da escrita. Pedagogia em ação. Belo
Horizonte, v.2, n 1, 2010, p. 27 a 39.
KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da
escrita: relevancia das práticas não escolares de letramento para
o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, jul/
dez.2010.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 25
ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO,
Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global,
STARROBINSKI, Jean. As palavras sob as palavras. São Paulo:
Perspectiva. 1974.
TEXTOS selecionados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.