A escrita em uma perspectiva motivacional
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.
Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.
Downloads
Referências
BOSCOLO, Pietro; HIDI, Suzanne. The multiple meanings of
motivations to write. In: Motivation and Writing. BOSCOLO,
Pietro; HIDI, Suzanne. Oxford: Elsevier, 2007, p.14-27.
BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o
ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN,
Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino
médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial,
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais.Belo
Horizonte: Autêntica, 2008.
HIDI, Suzanne; HARACKIEWICZ, Judith M. Motivating
the Academically Unmotivated: ACritical Issue for the 21st
Century. Review of Educational Research.Vol. 70, nº. 2, 2000,
p. 151-179.
INGEDORE KOCH, Villaça Grunfeld; ELIAS, Vanda Maria.
Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo:
Contexto, 2012.
NELSON, Nancy. Why Writing: A consideration of rhetorical
purpose. In: Motivation and Writing. BOSCOLO, Pietro;
HIDI, Suzanne. Oxford: Elsevier, 2007, p.30-43.
SILVA, Adriana da. A escrita na universidade: uma investigação
das percepções dos universitários. No prelo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.