A escrita em uma perspectiva motivacional

Autores

  • Juliely Veiga Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Adriana da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral analisar se o tema livre pode contribuir para aumentar o interesse e a motivação do aluno no que diz respeito à realização de tarefas ligadas à produção textual. Dessa forma, pediu-se a quarenta e dois alunos do curso de Letras do primeiro período que produzissem duas dissertações argumentativas, sendo que, na primeira, o tema foi a “Redução da maioridade penal no Brasil”; já na segunda produção textual, os graduandos tiveram liberdade para escolher a temática sobre a qual iriam dissertar. Após essas atividades, os alunos responderam um questionário a fim de se observar a opinião deles diante da proposta de produção textual com tema livre, tendo em vista que essa prática não é muito comum no ambiente da sala de aula. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que grande parte dos alunos gostou de escrever com a temática livre, pois eles puderam escolher um tema sobre o qual tivessem maior domínio e, portanto, relataram que tiveram um menor grau de dificuldade para elaborar o texto.


Palavras-chave: Motivação. Escrita. Interesse. Letramento acadêmico. Tema livre.

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Referências

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Gomes, J. V., & da Silva, A. (2015). A escrita em uma perspectiva motivacional. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 103–123. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11090

Edição

Seção

Dossiê: formação docente e ensino linguístico