Linguagem e subjetividade em foco no acompanhamento escolar de alunos dos ensinos fundamental II e médio com baixo rendimento nas disciplinas de língua materna e Literatura

Authors

  • Rita Gabrielli Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Keywords:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Abstract

Este relato de experiência tem por objetivo colocar em discussão algumas questões que foram suscitadas ao longo de um trabalho realizado, em uma empresa de acompanhamento escolar, com alunos dos ensinos fundamental II e médio de escolas particulares de Belo Horizonte, que apresentavam baixo rendimento nas disciplinas de língua materna e literatura. Para que o objetivo desse relato se cumpra, serão apresentados de modo sucinto cinco casos, que apontam: os benefícios da adoção do rastreamento da forma como o aluno se relaciona com a linguagem como método para o trato das dificuldades na leitura e na escrita; a importância do diálogo entre a escola, profissionais que atuam nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno e a família para a mediação do processo de construção de autonomia do aluno frente a sua aprendizagem; e a necessidade de se adotar a atividade de pesquisa como intrínseca ao papel do professor. Assim, esses alunos sobre os quais se fala contribuem em muito para a discussão dos papéis do professor, da escola e da Universidade, enquanto lugar de formação do professor, na medida em que sublinham, em suas posturas para com as atividades escolares, o lugar irrevogável de sujeito que o aluno ocupa.

Palavras-Chave: Lingua(gem). Subjetividade. Ensino de língua materna. Ensino de literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENVENISTE, Émile. A linguagem e a experiência humana.

In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 4

ed. Tradução de Eduardo Guimarães; Marco Antônio Escobar;

Rosa Attié Figueira; Vandersi Sant’Ana Castro; João Wanderlei

Geraldi; e Ingedore G. Villaça Koch. Campinas: Pontes. 1989a.

p. 69-80.

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In:

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 4

ed. Tradução de Eduardo Guimarães; Marco Antônio Escobar;

Rosa Attié Figueira; Vandersi Sant’Ana Castro; João Wanderlei

Geraldi; e Ingedore G. Villaça Koch. Campinas: Pontes. 1989b.

p. 81-90.

BENVENISTE, Émile. A natureza dos pronomes. In:

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 4

ed. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri.

Campinas: Pontes. 1995a. p. 227-283.

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In:

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 4

ed. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri.

Campinas: Pontes. 1995b. p. 285-293.

Published

2015-12-11

How to Cite

Pereira, R. G. (2015). Linguagem e subjetividade em foco no acompanhamento escolar de alunos dos ensinos fundamental II e médio com baixo rendimento nas disciplinas de língua materna e Literatura. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 124–135. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11091

Issue

Section

Dossiê: formação docente e ensino linguístico