Projetos de letramento: estratégia de potencialização ao ensino da escrita
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Observando algumas dificuldades encontradas nos alunos, especificamente no que diz respeito à produção escrita, é possível afirmar que o atual quadro da realidade escolar brasileira, necessita de ressignificação em suas práticas. Visando ao aspecto interacional
da linguagem, concebendo-a como fator estritamente social que não pode acontecer isoladamente, objetivamos apontar estratégias que levam a ampliação das práticas letradas dos estudantes. É nesse sentido que apresentaremos algumas maneiras de se trabalhar com projetos didáticos, que envolvem o ensino da escrita, voltados para uso da língua em práticas sociais. Por meio de projetos de letramento, com base nos estudos de alguns autores, como Kleiman, Lopes-Rossi, Marcuschi, Soares, entre outros, adotaremos uma conduta, como forma de ensino, com o intuito de contribuirmos para a formação de professores. Desse modo, estaremos realizando uma proposta de articulação entre teoria e prática, já que os estudos, dentro da perspectiva do letramento, dão um caráter diferente ao trabalho escolar, pois contemplam atividades que emergem da necessidade real do aluno. Assim, este trabalho defende uma prática de escrita que vai além da mera aprendizagem da língua em si, uma vez que procura atingir possibilidades de plicação do que é estudado em outras esferas sociais. Inseridos em uma proposta de letramento, os próprios alunos serão capazes de se verem como autores autônomos de seus textos e participantes efetivos em sua comunidade, pois terão a consciência de estarem produzindo algo mais que uma redação, com a finalidade única de serem avaliados.Assim, a escola deixará de ser restrita ao seu ambiente e passará a ser vista como uma agência de letramentos.
Palavras-chave: Ressignificação. Escrita. Ensino. Estratégias. Letramento.
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Acesso em: 17 dez. 2013.
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