Reprovação versus compreensão leitora: uma análise de alunas do curso de pedagogia
Keywords:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaAbstract
O presente trabalho problematiza dados de pesquisa desenvolvida junto a alunas de um Curso de Pedagogia, na qual analisamos a relação entre a compreensão leitora e a reprovação. Por meio de entrevistas semiestruturadas com três alunas que enfrentaram reprovação em mais de uma disciplina no semestre de ingresso no Curso de Pedagogia, procuramos identificar a concepção de leitura destes sujeitos e o seu gosto pela leitura, tanto as realizadas no âmbito do curso de graduação, quanto as que são realizadas em outros espaços e com outros fins. Concluída a análise dos dados, detectamos na fala das entrevistadas que a relação das alunas com a leitura na universidade está relacionada ao cumprimento de tarefas. A respeito de seus comportamentos leitores na universidade
as alunas declararam fazer poucas visitas à Biblioteca, e não fazerem uso do seu acervo. Ao refletirem sobre o seu desempenho acadêmico, problematizando a questão da reprovação, as alunas não consideraram as dificuldades de compreensão leitora como único fator determinante da reprovação. Para elas, o professor, na Universidade, também é responsável, neste processo, pelo incentivo e construção de um percurso de leituras, cumprindo o papel de formador que motiva para a leitura, se preocupa com o interesse do
aluno em ler e desperta neste o prazer que as leituras podem proporcionar. Além disso, o trabalho aponta para o fato de que as leituras praticadas no curso de Pedagogia contêm reflexos daquelas praticadas ou adquiridas nas experiências de vida e nos contextos escolares vivenciados anteriormente pelas alunas. Muitas das dificuldades que as alunas enfrentam são anteriores ao seu ingresso na Universidade e persistem na graduação, o que contribui para a reprovação destas
Palavras-chave: Leitura na Universidade. Compreensão leitora. Reprovação.
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