O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual

Autores

  • Camila Amaral Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas/Bolsista Capes I

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção e manutenção do campo atencional estabelecido na interação entre aprendiz e mediador durante atividades de alfabetização, à luz do quadro do Sistema Atencional proposto por Tood Oakley (2009), autor da Semiótica Cognitiva. Objetivamos analisar as operações atencionais  que o aprendiz realiza na desconstrução e reconstrução de hipóteses de escrita com base em sua própria fala. Com esse trabalho, levantamos a seguinte discussão: existem fatores
inerentes à metodologia de alfabetização e à natureza da interação estabelecida entre aprendiz e mediador que podem atuar como minimizadores de dificuldades ou otimizadores do desempenho da criança durante o processo de aprendizagem? 

Palavras-chave: Alfabetização.Interação. Deficiência Intelectual. Atenção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KLEIMAN, Angela B. (Org). Modelos de letramento e as

práticas de alfabetização na escola. In: Os significados do

letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

OAKLEY, Tood. Attention in Language and Discourse. In:

From Attention to Meaning: Explorations in Semiotics,

Linguistics, and Rhetoric. Series: European Semiotics /

SémiotiquesEuropéennes - Volume 8.Bern, Berlin, Bruxelles,

Frankfurt am Main, New York, Oxford, Wien, 2009.

SILVA, Camila Amaral. A capacidade narrativa da mente

humana: uma análise de interlocuções com com crianças com

diagnóstico de Deficiência Intelectual. Dissertação (Mestrado

rm Linguística), Departamento de Letras da PUC-MG, Belo

Horizonte.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.

Ver. Bras. Educ. [on line], n. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em:

http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scieloorg/

iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edart.org&ne

xtAction=lnk&lang=p&indexSearch=&exprSearch=METO

DOS%20DE%20ALFABETIZACAO

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Silva, C. A. (2015). O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 185–196. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11095

Edição

Seção

Dossiê: formação docente e ensino linguístico