O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção e manutenção do campo atencional estabelecido na interação entre aprendiz e mediador durante atividades de alfabetização, à luz do quadro do Sistema Atencional proposto por Tood Oakley (2009), autor da Semiótica Cognitiva. Objetivamos analisar as operações atencionais que o aprendiz realiza na desconstrução e reconstrução de hipóteses de escrita com base em sua própria fala. Com esse trabalho, levantamos a seguinte discussão: existem fatores
inerentes à metodologia de alfabetização e à natureza da interação estabelecida entre aprendiz e mediador que podem atuar como minimizadores de dificuldades ou otimizadores do desempenho da criança durante o processo de aprendizagem?
Palavras-chave: Alfabetização.Interação. Deficiência Intelectual. Atenção
Downloads
Referências
KLEIMAN, Angela B. (Org). Modelos de letramento e as
práticas de alfabetização na escola. In: Os significados do
letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
OAKLEY, Tood. Attention in Language and Discourse. In:
From Attention to Meaning: Explorations in Semiotics,
Linguistics, and Rhetoric. Series: European Semiotics /
SémiotiquesEuropéennes - Volume 8.Bern, Berlin, Bruxelles,
Frankfurt am Main, New York, Oxford, Wien, 2009.
SILVA, Camila Amaral. A capacidade narrativa da mente
humana: uma análise de interlocuções com com crianças com
diagnóstico de Deficiência Intelectual. Dissertação (Mestrado
rm Linguística), Departamento de Letras da PUC-MG, Belo
Horizonte.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
Ver. Bras. Educ. [on line], n. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em:
http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scieloorg/
iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edart.org&ne
xtAction=lnk&lang=p&indexSearch=&exprSearch=METO
DOS%20DE%20ALFABETIZACAO
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.