O RESUMO COMO PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda De Castro Batista Coelho FAPEMIG. PUC Minas.
  • Lígia De Souza Ribeiro FAPEMIG. PUC Minas.

Palavras-chave:

Gênero textual. Resumo. Retextualização.

Resumo

Neste trabalho, investigamos representações do gênero resumo de alunos de 53  série do ensino fundamental de uma escola da rede particular  de ensino de Belo Horizonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MACHADO, Anna Rachei. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONͭSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachei; BEZERRA, Maria Auxiliado­ra (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro:Lucerna, 2002. p. 138-150.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Da fala para escrita: processos de retextualiza­ção. São Paulo: Cortez, 2001.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Retextualização de textos acadê­micos: leitura, produção de textos e construção de conhecimento. Projeto de Pesquisa (Fapemig SHA 0419/01). Belo Horizonte: PUC Minas, 2001.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista Scripta, v. 6, n.11. Belo Horizonte: PUC Minas, 2002. p. 109-122.

VAN DIJK, Teun. Macro-estructuras. In:Texto y contexto (semántica y prag­mática dei discurso). Madri: Cátedra, 1977. p. 195-229.

VAN DIJK, Teun. Macroestructuras semánticas. In: Estructuras y funciones del discurso. Madri: Siglo Veintiuno Editores S.A., 1978. p.43-57.

VAN DIJK, Teun. La ciência del texto. Madrid: Paidós, 1988

Downloads

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Coelho, F. D. C. B., & Ribeiro, L. D. S. (2017). O RESUMO COMO PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(13), 142–154. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/14732