O RESUMO COMO PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Gênero textual. Resumo. Retextualização.Resumo
Neste trabalho, investigamos representações do gênero resumo de alunos de 53 série do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte.
Downloads
Referências
MACHADO, Anna Rachei. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONͭSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachei; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro:Lucerna, 2002. p. 138-150.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Da fala para escrita: processos de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Retextualização de textos acadêmicos: leitura, produção de textos e construção de conhecimento. Projeto de Pesquisa (Fapemig SHA 0419/01). Belo Horizonte: PUC Minas, 2001.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista Scripta, v. 6, n.11. Belo Horizonte: PUC Minas, 2002. p. 109-122.
VAN DIJK, Teun. Macro-estructuras. In:Texto y contexto (semántica y pragmática dei discurso). Madri: Cátedra, 1977. p. 195-229.
VAN DIJK, Teun. Macroestructuras semánticas. In: Estructuras y funciones del discurso. Madri: Siglo Veintiuno Editores S.A., 1978. p.43-57.
VAN DIJK, Teun. La ciência del texto. Madrid: Paidós, 1988
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.