Helena: a angústia do Real

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n32p44-54

Palavras-chave:

Machado de Assis. Realismo. Estética da dissimulação. Romance. Romantismo.

Resumo

Há um costume na crítica machadiana de abordar o romance Helena sob a égide do Romantismo por características que estão presentes no livro. Contudo, o objetivo deste artigo é buscar uma visão distinta e abordar o romance machadiano pelo viés de um Realismo Dissimulado relendo-o como uma expressão realista alternativa. Partindo desta experiência, a pesquisa refletirá o fenômeno da voz no romance machadiano, aliando assim Realismo e estudo do discurso, do poder do discurso, do poder de fala. O caminho seguido então apresentará elementos do Realismo que abordam os silenciamentos presentes na  sociedade brasileira do século XIX e o uso do recurso da dissimulação pelos subalternizados. Seguindo Ranciére, o realismo dissimulado se posiciona como um realismo possível, um realismo que se busca encontrar nas elucubrações e não se constrói sob o arrimo de uma mimese representativa que objetiva a produção de um efeito de real, mas sim na utopia de produção de um efeito no real

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Biografia do Autor

Natalino Da Silva de Oliveira, IF Sudeste MG

Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG
Doutor em Literatura Comparada pela UFMG
Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas
Professor do IF Sudeste MG

Referências

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

de Oliveira, N. D. S. (2018). Helena: a angústia do Real. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (32), 44–54. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n32p44-54

Edição

Seção

Realidade, realismo e novos realismos