Entre o ficcional, o real e a história em O dia das calças roladas, de Germano de Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n32p9-19

Palavras-chave:

Literaturas de língua portuguesa

Resumo

Este artigo pretende analisar no romance O dia das calças roladas (1999), e sua relação com um fato ocorridoem Cabo Verde, em 1981, tomado como título da obra de Germano Almeida. O autor permite evidenciar, pelo entrelaçamento de história, memória, ficção e realidade, que a literatura, além de se constituir como um fenômeno estético é também é uma manifestação cultural, uma possibilidade de registro do movimento que o homem realiza na sua historicidade, de seus anseios e visões de mundo, narrados sem compromisso de “fidelidade” com a verdade dos fatos. Para narrar a sua verdade, Germano Almeida mescla a oralidade na escrita, sob o “tom” da ironia e da sátira.

 

Palavras-chave: Literatura africana de língua portuguesa; História; Memória; Realidade; Ficção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Claus Motta, PUC Minas

Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Graduação em Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, no Rio de Janeiro. Mestre em Gestão Sustentável em Turismo e Hospitalidade. Coordenadora dos Cursos Internacional Técnico em Tursimo e Curso Internacional Técnico em Administração, e professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Escola Internacional Fundação Torino, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mestre em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS. Foi aluna bolsista da CAPES.

Roberta Maria Ferreira Alves, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduação em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada,semiótica, tradução, leitura, análise crítica, intertextualidade e análise da narrativa. Literaturas africanas. Possui mestrado em Letras e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa ambos pela PUCMinas. Trabalha na Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina, no Bacharelado de Ciências e Tecnologia no cargo de professor Adjunto II. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior nas diferentes áreas de interesse.

Referências

ALMEIDA, G. O dia das calças roladas. Lisboa: Caminho, 1999.

BARTES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 164- 165.

SANTOS, B. Entre próspero e caliban: colonialismo, pós-colonialismo, inter-identidades. In: RAMALHO, M. I.; SOUSA RIBEIRO, A (Ed.). Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos de identidade. 1ª. ed. Porto: Afrontamento, p. 97-156, 2001.

CHAVES, R.; MACEDO, T. Caminhos da ficção da África portuguesa. Casa das Áfricas – Notícias (EntreLivros), 18 de set.2007. Disponível em: <http://www.casadasafricas.org.br/site/index.php?id=noticias&sub=01&id_noticia=440> Acesso em: 21 de maio 2008

GUSMÃO, M. A floresta encantada: novos caminhos para a literatura comparada. In: BUESCU, H.; DUARTE, J. F.; GUSMÃO, M. (Org.) A floresta encantada: novos caminhos para a literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote; 2001.

NASCIMENTO, J. O. Nação e Estado na Constituição da República de Cabo Verde. In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, v. 8. Coimbra, 2004.

HYPOTHESIS non fingo. In: Wikipédia. Disponível em:<http://en.wikipedia.org/wiki/Hypotheses_non_fingo> Acesso em: 21 de maio 2008

TUTIKIAN, J. Questões de identidade: a África de língua portuguesa. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.41, nº. 3, p. 37-46, setembro de 2006.

WITTGENSTEIN, L. Lectures and Conversations on Aesthetics, Psychology, and Religious Belief. Oxford- Basil Blackwell: ed. Cyril Barrett,1966.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Claus Motta, A. M., & Ferreira Alves, R. M. (2018). Entre o ficcional, o real e a história em O dia das calças roladas, de Germano de Almeida. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (32), 9–19. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n32p9-19

Edição

Seção

Realidade, realismo e novos realismos