A estética do homem bestificado:

engajamento e narrativa em Ensaio sobre a cegueira e o Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago

Autores

  • Junia Paula Saraiva Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n40p107-125

Palavras-chave:

Saramago, Bestificado, Capitalismo, Ensaio

Resumo

As obras Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004) do escritor português José Saramago mostram a transformação do homem em um ser bestializado diante do sistema capitalista que o transforma em vítima de sua própria criação. Saramago reproduz essa bestialização humana na escrita através da uma estética própria e instigante, o leitor dos ensaios se depara com a intranquilidade de obras que espelham a brutalidade do capitalismo social. Nesse caminho, o autor, através de um percurso bem delineado, nos leva a compreender a necessidade de luta do proletariado.

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Biografia do Autor

Junia Paula Saraiva Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição como bolsista Capes. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1051-1210.

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

Silva, J. P. S. . (2022). A estética do homem bestificado: : engajamento e narrativa em Ensaio sobre a cegueira e o Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (40), 107–125. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n40p107-125