Pensando em poesia: uma análise das visões de poesia da antologia Poesia faz pensar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n42p95-113

Palavras-chave:

Antologia poética, Poesia, Leitura, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de poesia existentes na obra Poesia faz pensar (2011), organizada pelo crítico literário, poeta e autor de obras de ficção juvenil, Carlos Felipe Moisés, buscando investigar como essas concepções são defendidas na antologia e se elas funcionam como um incentivo à leitura dos poemas escolhidos. Para tal, buscou-se analisar a composição da antologia, tendo em vista, principalmente, os nomes selecionados para compor a obra em análise. Ademais, analisou-se também a estruturação da obra, que está dividida em seções temáticas e que contém comentários de Carlos Felipe Moisés anteriores e posteriores ao conjunto de poemas que compõem cada seção. Selecionou-se alguns dos comentários do organizador para a realização de uma análise mais detida a respeito das noções de poesia que se deixam perceber na leitura de tais observações. As análises foram feitas com base nas concepções teóricas de Antonio Candido (2011), Émile Benveniste (1989), Marisa Lajolo (2001), Ivete Lara Camargos Walty (2008), Hélder Pinheiro (2007), entre outros autores. Na leitura realizada, concluiu-se que a antologia compõe uma importante ferramenta para o trabalho com a leitura de poemas em sala de aula, pois traz uma concepção de poesia como fruto da elaboração estética e da reflexão do poeta sobre as maneiras de escrita dos poemas, noções importantes para que os alunos entrem em contato com os modos de elaboração e não apenas com os conteúdos dos poemas, o que costumeiramente acontece no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Fernanda Viana Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com bolsa CAPES II. Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu, como pesquisadora bolsista da FUNDEP, um trabalho de Iniciação Científica no qual pesquisou a construção de arquétipos femininos em crônicas de José de Alencar. Além disso, foi também monitora da disciplina de graduação Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, pelo Programa de Monitoria de Graduação (PMG-PROGRAD/UFMG).

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Batista, T. F. V. (2023). Pensando em poesia: uma análise das visões de poesia da antologia Poesia faz pensar . Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (42), 95–113. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n42p95-113