Teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa:

um diálogo entre ficção e História

Autores

  • Christiane Gonçalves dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n43p166-180

Palavras-chave:

literatura, história, memória

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Teoria geral do esquecimento a partir da interseção de fronteiras entre história e ficção, já que a trama se desenvolve em Angola, durante duas longas guerras e outros conflitos importantes para esse país. Por tal motivo, refletirá acerca das diferenças existentes entre o que narra a ficção e os livros de historiografia, pois há eventos históricos de grande relevância para as trajetórias das personagens, por nelas interferirem positiva ou negativamente e aos quais o autor faz menção e/ou ficcionaliza. Por tudo isso, podemos dizer que Agualusa revisita o passado e flerta com o real enquanto cria sua obra, e esse processo de reescrever a história da nação por meio da ficção aponta naturalmente para um papel de afirmação cultural que a literatura foi chamada a desempenhar. É necessário ressaltar que boa parte da história angolana se encontra numa espécie de caixa-preta ainda não aberta e, por tal razão, uma das alternativas encontradas a fim de problematizar a história foi a via do romance, onde vamos nos deparar com os caminhos da memória e perceber que mecanismos são acionados com o objetivo de resgatar o ora enfumaçado trajeto de alguns países africanos. Para tanto, tomaremos como referência teórica autores como Linda Hutcheon, Rita Chaves e Maria Teresa Salgado, entre outros.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Reis, C. G. dos . (2023). Teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa:: um diálogo entre ficção e História. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (43), 166–180. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n43p166-180

Edição

Seção

Dossiê temático: Crises, nós, fronteiras