Oralidade, escrita e leitura na educação básica:
reflexões a partir da literatura cabo-verdiana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n43p48-65Palavras-chave:
literatura, educação básica, Cabo Verde, literaturas africanas de língua portuguesa, BNCCResumo
Observam-se desafios múltiplos para se abordar literatura na educação básica atualmente, sobretudo literaturas africanas de língua portuguesa, conteúdo curricular previsto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e assegurado também pela Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003). Entre as dificuldades mais recorrentes, podem-se destacar: a formação dos professores, a produção literária disponível e os tempos escolares destinados para o trabalho com a leitura literária. Assim, busca-se abordar essas questões sobre o ensino de literatura na educação básica, por meio de discussões teóricas, relacionadas ao trabalho com oralidade, escrita e leitura literárias nas séries iniciais do ensino fundamental, com objetivo geral de promover a formação de professores para atuar com literatura nesse nível de ensino, sendo os objetivos específicos os seguintes: identificar especificidades do texto literário e de sua leitura e escuta; conhecer os principais fundamentos teóricos que sustentam o conceito de leitura literária. Enfatiza-se, neste artigo, a literatura cabo-verdiana, observando-se a materialidade de duas obras literárias específicas, quais sejam, o poema “Ilhas”, de Jorge Barbosa (1935), e o conto “...Ou quando Santo Antão é apenas silêncio”, de Dina Salústio (1994), que encenam a insularidade da República de Cabo Verde, cada qual conforme seu contexto de produção. Para fundamentar a abordagem, fontes teóricas abrangem pesquisas sobre literatura e ensino, com Aparecida Paiva, Graça Paulino e Marta Passos (2006); Antoine Compagnon (2009); Paulo Franchetti (2009); Iris Amâncio (2008) e Márcia Marques de Morais (2020); sobre literatura como direito humano, com Antonio Candido (2004),e sobre oralidade cabo-verdiana, conforme perspectiva de Dulce Almada Duarte (2003).
Palavras-chave: literatura; educação básica; Cabo Verde; literaturas africanas de língua portuguesa; BNCC.
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