Por uma abordagem cognitiva da linguagem humana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n44p57-79Palavras-chave:
cognição, linguagem, dialogismo, atos linguísticos, intertextualidadeResumo
Este artigo tem por objetivo convidar o leitor a refletir sobre a importância da realização de estudos focalizam a linguagem humana em sua indissociável relação com a cognição. Para isso, são apresentadas diferentes perspectivas para os estudos da linguagem, de forma a priorizar uma concepção corporificada e situada, contextualizada, dialógica de cognição. O estudo defende da tese de que independentemente da ascendência científica e filosófica a que pesquisadores, professores e estudantes se afiliem, faz-se necessário considerar a natureza multifacetada, pluridimensional e, portanto, complexa desse objeto de investigação. Dentre as referências teóricas que sustentam e justificam a discussão desenvolvida no artigo, destacam-se Lakoff e Johnson (1999); Sinha (1999); Donald (1999); Morin (1999, 2004); Geeraerts (2006) e Tomasello (2003, 2008). Por fim, para ilustrar a potencialidade da abordagem cognitiva para os estudos linguísticos, o artigo propõe uma redefinição do fenômeno da intertextualidade.
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