Sobre ser um paradoxo:

negociações de gênero e poder em “Wake up” de Shani Mootoo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n47p141-158

Palavras-chave:

gênero, feminismo, psicoanálise , teoria queer, Shani Mootoo

Resumo

Este trabalho analisa o conto “Wake Up”, de Shani Mootoo, mediante as lentes dos estudos de gênero e da psicanálise, para interpretar uma cena doméstica entre mãe e filha no âmbito do lar de uma família indo-caribenha. Ao centrar a narrativa no olhar de uma adolescente racializada, nesta narrativa de formação, Mootoo estabelece uma contundente crítica aos códigos patriarcais heteronormativos, entrelaçando dois tipos de imagética estrategicamente utilizados no texto: a apropriação da cultura de massa no cinema e na televisão, bem como o acesso aos sonhos das personagens, os quais sugerem respostas críticas aos ambientes sociais e políticos que as cercam. Tal cenário convoca uma análise sobre os processos de identificação e de subjetivação da jovem, fundamentada na obra feminista e psicanalítica de Jessica Benjamin (1980, 1988, 1995) acerca do desenvolvimento psíquico no interior da cultura patriarcal, bem como na teoria dos alterlugares de Moyano (2023). Em conclusão, a narrativa reflete sobre como o gênero engendra uma série de deslocamentos subjetivos, fenômeno constitutivo do informado olhar queer e pós-colonial de Mootoo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Marcel Moyano, Universidade de Brasília

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP). Professor Doutor do Dpto de Teoria Literária e Literatura (TEL/UnB).

Aline Souza Martins, Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2020). Estagio no exterior: Birkbeck University of London (2018). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2014). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Psicanalista pesquisadora da área da psicanálise e política. Organizadora da Série "Psicanálise e Política" do site PsiBR. Participa das Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política (Redippol), do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (Psopol), do grupo Amarrações e Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas (Gepef). Tem experiência na área de: psicanálise, psicologia social, filosofia política, gênero, feminismo, adolescência, criminalidade e laço social. Escreve artigos na área de psicologia, psicanálise e política, dentre eles o texto "O outro lado da violência: escutando adolescentes envolvidos na guerra do trafico" (2015) vencedor do prêmio Marcus Vinícius (CRP).

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Moyano, T. M., & Souza Martins, A. (2025). Sobre ser um paradoxo: : negociações de gênero e poder em “Wake up” de Shani Mootoo. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (47), 141–158. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n47p141-158