Entre versos e vozes de resistência:

uma leitura de um poema de Tanella Boni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n47p54-69

Palavras-chave:

Tanella Boni, poesia marfinense, migração, resistência

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da poesia de Tanela Boni, uma escritora marfinense de língua francesa, e uma leitura do poema intitulado Les mots sont mes armes préférées, colocando em destaque algumas considerações sobre temas importantes como mulher, migração e resistência. Nossas leituras e ponderações estão amparadas nas produções literárias da referida escritora, Boni (2011), Ninanne (2022), Nouss (2015) com as reflexões sobre migração e demais referências que evidenciam a relevância da mulher na literatura. Sendo assim, cremos que as discussões apresentadas no decorrer de nosso texto sejam convenientes, a fim de destacar a importância da produção poética da Costa do Marfim, sobretudo, por uma poeta de grande prestígio no meio literário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Costa de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2023). Suas pesquisas concentram-se nas literaturas africanas de língua francesa, com especial atenção às relações entre literatura, sociedade e ensino. Dedica-se a investigar questões ligadas a migração, resistência, identidade e representação feminina, analisando como a produção literária se articula a processos de formação crítica e cultural.

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Letras - Estudos Linguísticos, Literários e
Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós Graduação
em Linguagem e Ensino.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Farias, L. C. de, & Pinheiro-Mariz, J. (2025). Entre versos e vozes de resistência: : uma leitura de um poema de Tanella Boni. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (47), 54–69. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n47p54-69