Tecendo uma terceira história:
a produção de cuidado em contexto de migração e refúgio
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n47p173-192Palavras-chave:
migração e refúgio, abordagem gestáltica, terceira história, mulheres, cuidadoResumo
O texto que propomos é tecido por uma composição de narrativas oriundas tanto de nossas experiências enquanto mulheres pesquisadoras no campo da psicologia que trazem suas marcas, quanto de experiências de mulheres migrantes que compartilharam conosco suas histórias e vivências. Tendo como dispositivos os espaços de produção de cuidado com e para essas mulheres, apoiamo-nos na abordagem gestáltica como fundamento para a produção deste cuidado e no conceito de “terceira história” (DELACROIX, 2022) como desdobramento do que se cria no coletivo. Tendo a narrativa como aposta metodológica, consideramos que a terceira história preserva as singularidades, cria uma novidade marcada pela horizontalidade e pelo que nos convoca a nossa humanidade. Daí a importância de trazê-la aqui como potência e possibilidade de ampliação do fenômeno da experiência de migração e refúgio, em especial, quando narrada por mulheres as histórias de outras mulheres migrantes e refugiadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Editora PUC Minas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.
Português
English




