Divulgação científica em ambientes virtuais
reflexões e possibilidades sobre práticas aparentemente insurgentes
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2025n48p128-151Palavras-chave:
divulgação científica , popularização da ciência , práticas linguageiras, ambientes digitaisResumo
O objetivo do presente trabalho é (re)mapear canais que fazem divulgação científica (DC) na área da linguagem e analisar perfis de rede social de DC, procurando entender e descrever em que medida a compreensão dessa prática se dilata e/ou comprime conforme as demandas das redes digitais. Para isso, nos baseamos teoricamente nas contribuições de Grillo (2013), no que tange à dimensão histórica e constituinte da DC; de Cristóvão et. al (2023), em seu mapeamento sobre a DC nas Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal; e de De Grande e Oliveira (2025), em sua problematização dos efeitos do atravessamento da lógica da cibercultura nas práticas de DC em redes sociais digitais. A metodologia é qualitativa-interpretativista, com dados de natureza bibliográfica e documental. Para analisar os enunciados concretos de DC, partimos da concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin e na proposta analítica de Rojo (2013). Nos mapeamentos, como resultado, notamos que a não institucionalidade dos canais ocasiona, em maior ocorrência, a descontinuidade das iniciativas de DC. Já na análise dos perfis, mostramos que as postagens se adequam a forças centrífugas dos algoritmos. Com isso, esperamos contribuir para o entendimento das potencialidades da DC em ambientes digitais latentes e, como consequência disso, aprimorar o olhar estratégico para as possibilidades vindas deste contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Editora PUC Minas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.
Português
English




