Linhas melódicas em terceira pessoa
Palavras-chave:
literaturas de língua portuguesa, linguística, filologiaResumo
Este artigo aborda a musicalidade e a sonoridade como recursos estéticos e estilísticos recorrentes no livro A cidade ilhada, de Milton Hatoum. Percebemos que o livro de contos de Hatoum pode ser analisado pela perspectiva das vozes harmônicas ou linhas melódicas relacionadas às vozes da consonância, do contraponto e da dissonância dentro da construção narrativa. Neste artigo, analisaremos a presença da música e da sonoridade na escrita de Milton Hatoum, por meio da observação da construção rítmica e melódica de um dos contos. Este faz parte do conjunto denominado por nós de contraponto, ou vozes em terceira pessoa, seguindo a perspectiva de que estes são, dentro do conjunto, linhas melódicas ou vozes sobrepostas que mantêm a sua independência, mas que podem ser agrupados porque além de possuírem recursos rítmicos peculiares em sua construção, possuem uma relação direta com outras artes.
Palavras-chave: Literatura. Música. Sonoridade. Conto brasileiro. Milton Hatoum.
Downloads
Referências
BARBEITAS, FlávioTerrigno. A música habita a linguagem: Teoria da música e noção de musicalidade na poesia.Tese (Doutorado em Estudos Literários ) Belo Horizonte:UFMG, 2007.
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1979.
BUARQUE, CHICO; HIME, FRANCIS. Atrás da porta. Disponível em http://letras.terra.com.br/chico-buarque . Disponível em 26 Jul 2010.
HATOUM, Milton. Acidade ilhada. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
HATOUM, Milton. DTLLC-FFLCH-USP. Projeto voz do escritor. Departamento de teoria literária e Literatura comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP. São Paulo, 2008.
LIMA Cinira Leôncio, de. Narrativas e canções: intertextualidades. Tese (Mestrado em letras) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, 2008.
LIMA, Luiz Costa. Intervenções. São Paulo: editora da USP, 2002.
MAGNANI, Sérgio. Expressão e comunicação na linguagem da música. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.
MED, Bohumil. Teoria da música - 4ª Ed. São Paulo.1996.
MOREIRA, Maria Luiza Almada. Metáforas do exílio. Dissertação de mestrado. UFMU, 2007.
OLIVEIRA, Márcia Ramos. Oralidade e Canção. In LOPES, Antonio Herculano; VELLOSO, Monica Pimenta; PESAVENTO, Sandra Jatahy. (Org.) História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7letras, 2006
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Leituras intersemióticas: a contribuição da melopéia para os estudos culturais. São Paulo: Perspectiva. Cadernos de Tradução Cultural, 2003.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
OLIVER, Nelson. Todos os nomes do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005
SCHAFER, R. Murray. A afinação do Mundo. São Paulo, UNESP, 1991.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: EDUSP, 2001.
SZATKOVSKI, Inês Valéria. A dupla face trovadoresca de Chico Buarque: o eu feminino e a representação da mulher. Tese (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.
TAVARES, Hênio Último da Cunha. Teoria Literária. 7ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia Limitada,1981.
TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto: uma arte de compor sem duvida. Editora USP, 2002.
WERNECK, Humberto. Chico Buarque letra e música. São Paulo: Cia. das Letras. 1989.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.