Referenciação

Autores

  • Maria Alzira Leite PUC Minas
  • Renata Martins PUC Minas

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Assumindo uma visão textual-discursiva, interativa e sociocognitiva,
este verbete apresenta o conceito do fenômeno da referenciação e,
ainda, traz uma explicação de como os referentes são introduzidos,
conduzidos, retomados, apontados e identificados no texto. Postulase,
aqui, que o sentido é uma construção dinâmica, interativa,
efetuada por sujeitos que mobilizam seus modelos de mundo devido
à relevância da interação. Nessa perspectiva, o leitor é levado a
mobilizar estratégias de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de
levantar hipóteses, validar ou não essas hipóteses, preencher as lacunas
que o texto apresenta, para chegar a uma determinada compreensão.
O embasamento teórico, no que se refere à noção de referenciação,
comtempla, principalmente, as considerações de Koch e Marcuschi
(1998; 2002); Mondada e Dubois (2003); Morato e Bentes (2005);
Apothéloz, Reichler-Béguelin (1995). Para facilitar o entendimento,
há, ainda, um exemplo, cuja análise reforça o postulado segundo o
qual a referenciação é uma atividade discursiva com relevante papel
na organização do texto, de modo a contribuir, efetivamente, para a
interação e produção de sentido.

Palavras-chave: Referenciação. Referente. Atividade discursiva.

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Referências

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

Leite, M. A., & Martins, R. (2013). Referenciação. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(23), 43–48. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/8303

Edição

Seção

Dossiê teoria das representações sociais - verbetes