A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD

Autores

  • Ada Magaly Matias Brasileiro PUC Minas
  • Renata Cristina Guimarães Martins PUC Minas

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Com o acelerado crescimento da adesão de estudantes e instituições ao
ensino a distância - EAD, é imperioso que nós, educadores, voltemos
o nosso olhar para a leitura dos hipertextos oferecidos em ambientes
virtuais de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentamos um
estudo exploratório sobre a importância que o aluno de EAD atribui
à leitura no processo de construção do seu conhecimento. Como
metodologia, foi aplicado um questionário estruturado a 120 alunos
de duas instituições de ensino superior. Os resultados mostraram
que um número considerável de alunos já reconhece a leitura
hipertextual como uma importante ferramenta em seu processo de
formação, embora ainda seja tímido o investimento desses leitores na
exploração dos links oferecidos pelo ambiente virtual.

Palavras-chave: Leitura. Hipertexto. Ensino a distância.

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out. 2009.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

Matias Brasileiro, A. M., & Martins, R. C. G. (2013). A leitura hipertextual no processo de construção do conhecimento em EAD. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(23), 93–107. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/8325

Edição

Seção

Dossiê ação e formação docente