A condição de criança, a sexualidade e o saber
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p176Palavras-chave:
Freud. Criança. Sexualidade. Saber.Resumo
trabalho aborda a relação da curiosidade sexual e as teorias sexuais infantis com a aquisição do saber pela criança. As características das crianças que serão tratadas referem-se à ausência de ingenuidade e à correlação entre o êxito ou fracassos obtidos das curiosidades sexuais como determinantes do caráter. Referem-se também à posição do sujeito frente ao acesso, à intelectualidade e à distinção entre o saber sobre a morte para a criança e para o adulto. Ademais, dizem respeito ao esclarecimento sobre como o conhecimento da própria imagem para a criança que, ainda não é capaz de controlar seus movimentos psicomotores, a torna capaz de fazer laço. A presença da sexualidade na criança tende a ser tratada pelo adulto como algo irrelevante e, em alguns casos, como patológico. Freud atribui esse comportamento à amnésia infantil. Assim, o adulto, frequentemente, faz uso de inverdades por meio de histórias fantasiosas para omitir ou adiar o esclarecimento das curiosidades apresentadas pelas crianças, sejam elas sexuais ou sobre a morte. Através da curiosidade sobre a sua origem e a morte, a criança inicia sua exaustiva busca pelo saber. As informações a que tem acesso, muitas vezes, apresentam-se censuradas ou escamoteadas, de forma que só adiam sua aproximação do saber. Por intermédio do contato com os outros, entretanto, sejam eles crianças, adultos ou animais, ela se sente instigada a buscar esclarecimentos para suas curiosidades. Para Freud, essa busca pelo saber será determinante para a criança no desenvolvimento da sua intelectualidade.
Palavras-chave: Freud. Criança. Sexualidade. Saber.
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Referências
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