A condição de criança, a sexualidade e o saber

Autores

  • Jane Mara dos Santos Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p176

Palavras-chave:

Freud. Criança. Sexualidade. Saber.

Resumo

trabalho aborda a relação da curiosidade sexual e as teorias sexuais infantis com a aquisição do saber pela criança. As características das crianças que serão tratadas referem-se à ausência de ingenuidade e à correlação entre o êxito ou fracassos obtidos das curiosidades sexuais como determinantes do caráter. Referem-se também à posição do sujeito frente ao acesso, à intelectualidade e à distinção entre o saber sobre a morte para a criança e para o adulto. Ademais, dizem respeito ao esclarecimento sobre como o conhecimento da própria imagem para a criança que, ainda não é capaz de controlar seus movimentos psicomotores, a torna capaz de fazer laço. A presença da sexualidade na criança tende a ser tratada pelo adulto como algo irrelevante e, em alguns casos, como patológico. Freud atribui esse comportamento à amnésia infantil. Assim, o adulto, frequentemente, faz uso de inverdades por meio de histórias fantasiosas para omitir ou adiar o esclarecimento das curiosidades apresentadas pelas crianças, sejam elas sexuais ou sobre a morte. Através da curiosidade sobre a sua origem e a morte, a criança inicia sua exaustiva busca pelo saber. As informações a que tem acesso, muitas vezes, apresentam-se censuradas ou escamoteadas, de forma que só adiam sua aproximação do saber. Por intermédio do contato com os outros, entretanto, sejam eles crianças, adultos ou animais, ela se sente instigada a buscar esclarecimentos para suas curiosidades. Para Freud, essa busca pelo saber será determinante para a criança no desenvolvimento da sua intelectualidade.

Palavras-chave: Freud. Criança. Sexualidade. Saber.

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Biografia do Autor

Jane Mara dos Santos Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha História e Filosofia da Psicologia. Mestre e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Concluiu período de docência como Professora Substituta do Curso de Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei. Atua como psicóloga clínica em consultório particular. Atuou como psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS por 6 (seis) anos em São João del Rei. Atuou como professora no CRR - Centro de Referência Regional em Álcool e Drogas.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Barbosa, J. M. dos S. (2016). A condição de criança, a sexualidade e o saber. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (28), 176–184. https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p176

Edição

Seção

Literatura e Psicanálise