Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia

Autores

  • Edson Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutor em Estudos Literários.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p256

Palavras-chave:

Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura de dois contos (Lá nas campinas e Curtamão) e dois prefácios (Aletria e Hemenêutica e Nós, os temulentos), textos de Tutaméia, de Guimarães Rosa. O artigo analisa duas epígrafes de Schopenhauer, que insistem na releitura. Ambas estão em Tutaméia e têm sintonia com a noção de música tanto nesse pensador quanto na obra de Nietzsche. O pensamento nietzschiano, no entanto, apostando na música como arte do irrepresentável, através de aforismas e paradoxos, escapando ao conceitual e à metafísica de Shopenhauer, parece ser mais apropriado para a leitura de Tutaméia, obra construída numa escrita nômade, dionisíaca, numa festa em que há uma predominância do significante sobre o significado.


Palavras-chave: Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.

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Biografia do Autor

Edson Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutor em Estudos Literários.

Pós-Doutor em Linguística pela UNICAMP, Doutor em Estudos Literários (UFMG),Mestre em Literatura Brasileira (UFMG). graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Concluiu o curso de Formação de Analistas (Círculo Psicanalítico de Minas Gerais), tem especialização em Teoria Psicanalítica (UFMG) e em Filosofia (UFMG). É professor do Mestrado Profissional da Faculdade de Letras e do Centro Pedagógico da UFMG (Coltec), carreira de terceiro grau. Tem experiência na área de Literatura Brasileira e Literatura infanto-juvenil. Linha de pesquisa: Teoria da literatura, Psicanálise, Filosofia da Linguagem, Letramento literário.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Santos de Oliveira, E. (2016). Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (28), 256–267. https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p256

Edição

Seção

Filosofia e Literatura