Nietzsche, Guimarães Rosa e a música: algumas notas sobre Tutaméia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p256Palavras-chave:
Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.Resumo
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura de dois contos (Lá nas campinas e Curtamão) e dois prefácios (Aletria e Hemenêutica e Nós, os temulentos), textos de Tutaméia, de Guimarães Rosa. O artigo analisa duas epígrafes de Schopenhauer, que insistem na releitura. Ambas estão em Tutaméia e têm sintonia com a noção de música tanto nesse pensador quanto na obra de Nietzsche. O pensamento nietzschiano, no entanto, apostando na música como arte do irrepresentável, através de aforismas e paradoxos, escapando ao conceitual e à metafísica de Shopenhauer, parece ser mais apropriado para a leitura de Tutaméia, obra construída numa escrita nômade, dionisíaca, numa festa em que há uma predominância do significante sobre o significado.
Palavras-chave: Guimarães Rosa. Nietzsche. Música. Tutaméia. Irrepresentável.
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