A redenção pela arte em Ariano Suassuna
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p301Palavras-chave:
Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção.Resumo
presente estudo realiza uma leitura da iluminogravura Dom, de Ariano Suassuna, à luz de noções do trágico desenvolvidas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Parte-se do pressuposto de que essa iluminogravura, fundada na temática da morte e da redenção por meio da arte, oferece uma visão-síntese do imaginário poético de Ariano Suassuna. Sugere-se que a composição da obra está assentada na dualidade afirmada por Nietzsche: o horrível que almeja tornar-se belo, enquanto arte. Tal compreensão nos leva a considerar os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco na análise da obra. Sob essa linha interpretativa, aponta-se que a iluminogravura Dom revela a necessidade que tem o dionisíaco (a dor, o sofrimento, o trauma da morte, a contradição e o tormento do mundo) de ser libertado por meio do apolíneo (a aparência, a beleza da arte). Nesse sentido, Nietzsche afirma que, na obra de arte, o artista celebra a sua redenção. A obra Dom apresenta características que evidenciam uma “visão trágica do mundo” em Ariano Suassuna, conforme expressa Carlos Newton Júnior, e aproximam o autor da noção de “homem trágico”, considerada por Nietzsche. Além de recorrer a contribuições de Nietzsche e Newton Júnior, este trabalho está ancorado, ainda, em estudos
desenvolvidos por Ângela Vaz Leão.
Palavras-chave: Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ildenilson Meireles. Arte trágica, pessimismo e redenção, O nascimento da tragédia. Trilhas Filosóficas, Caicó/ RN, ano IV, n. 2, p. 9-19, 2. sem. 2011.
LEÃO, Ângela Vaz. A tigre negra: uma iluminogravura de Ariano Suassuna. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 13-24, 2. sem. 2003.
NEWTON JÚNIOR, Carlos (Org.). Ariano Suassuna 80, memória: catálogo e guia de fontes. Rio de Janeiro: Sarau, 2008.
NEWTON JÚNIOR, Carlos. O pai, o exílio e o reino: a poesia armorial de Ariano Suassuna. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. 2. ed. 3. reimpressão. Tradução, notas e posfácio J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.