Poema Ulisses: o numinoso no Canto lírico/épico da nacionalidade lusa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p312Palavras-chave:
Poesia. Mito. Ulisses. Fernando Pessoa.Resumo
imagem de Ulisses permanece no imaginário de muitos, e seu impacto na literatura tem rendido estudos valiosos, pois se trata de um mito que em muito ultrapassou os limites geográficos da cultura e da civilização mediterrâneas, de que constitui, porventura, a mais importante configuração simbólica. No que tange à Literatura Portuguesa, o mito de Ulisses está diretamente ligado à fundação de Lisboa por acreditarem que o herói épico, após a guerra de Troia, teria aportado em terras portuguesas, fundando Olissipo,
a atual Lisboa. Tal fato se evidencia, por exemplo, na obra de Fernando Pessoa, Mensagem, obra na qual o autor cita o mito de Ulisses em um único poema, porém não diminuindo sua importância, uma vez que o mitológico personagem abre a galeria das figuras heroicas portuguesas. Assim sendo, o presente estudo objetiva analisar o poema Ulisses, da obra Mensagem, na qual o poeta português Fernando Pessoa ostenta estatura para ser considerado um moderno representante do Orfeu lendário, com a ressalva de que o vate luso se percebia obrigado a viver sem a potência mítica do mestre e por isso preso à necessidade humana de se submeter às leis da plausibilidade, percepção que o levou à melancolia, não por uma Eurídice, mas pelo decadentismo cosmopolita do fin-de-siècle e pela estética do choque na absorção frenética do dinamismo da vida urbana, conforme o proposto pela teoria de Walter Benjamin. Dentre os teóricos utilizados para nosso estudo, destacamos ainda Alfredo Bosi, Benedetto Crocce, Antônio Cândido e Theodor Adorno.
Palavras-chave: Poesia. Mito. Ulisses. Fernando Pessoa.
Downloads
Referências
ADORNO, T. Lírica e sociedade. In: ADORNO, T. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003. p. 193-268.
ADORNO, T. Mínima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bisca. São Paulo: Ática, 1982.
BOSI, A. Poesia-resistência. In: BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 163-227.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001.
CROCE, Benedetto. Aesthetica in nuce. Adelphi: Milano, 1994.
MEYER, A. Do leitor. In: Textos Críticos. São Paulo: Perspectivas, 1986. p. 3-9.
OTTONI, P. John Langshaw Autin e a Visão Performativa da Linguagem. In: Revista Documentos em Linguística Teórica e Aplicada. São paulo: PUCSP, n.18, p.117-143, 2002.
PESSOA, Fernando. Mensagem. 10. ed. Lisboa: Ática, 1972.
PESSOA, Fernando. Obras completas (Prosa). Organização de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Aguillar, 1986.
SEARLE, J. Expressão e significado: estudos da teoria dos atos de fala. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.