“Bailes e Festas do Barulho”: Sociabilidades Tensas em Mallet-PR (1925-1965)

Autores

  • Angelica Stachuk UNICENTRO
  • Oséias de Oliveira UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n31p193

Palavras-chave:

Mallet-PR, Processos criminais, Sociabilidade

Resumo

A presente reflexão propõe analisar situações de sociabilidade em que crimes aconteceram na região de Malle-PR, entre as décadas de 1925 e 1965. Com centro urbano restrito e grande área rural, sua população vivia dispersa no território coberto pela floresta de araucárias que, aos poucos, cedeu lugar à agricultura. Naquele mundo agreste os bailes, as festas, os casamentos e as missas eram os principais meios de diversão coletiva. Por diversas razões, os bailes e festas eram cenário de discussões, brigas e até mesmo crimes. Para reconstituir, aspectos da sociabilidade e das relações sociais naquela sociedade marcada pela imigração eslava, utilizamos como fontes documentais principais os processos crime de Mallet, sob a guarda e disponíveis para pesquisa no Centro de Documentação e Memória (CEDOC/I) na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Nesse corpus documental nos interessam os processos envolvendo ocorrências policiais em bailes afim de verificar os agentes históricos envolvidos nesses eventos de maior ou menor violência e suas motivações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Stachuk, UNICENTRO

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História-(UNICENTRO).

Oséias de Oliveira, UNICENTRO

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em História-(UNICENTRO).

Referências

Fontes primárias

CENTRO DE DOCUMNETAÇÃO E MEMÓRIA-CEDOC/I. Fundo Comarca de Mallet. Processo Crime n.08, 1925.

CENTRO DE DOCUMNETAÇÃO E MEMÓRIA-CEDOC/I. Fundo Comarca de Mallet. Processo Crime, n.04, 1933.

CENTRO DE DOCUMNETAÇÃO E MEMÓRIA-CEDOC/I. Fundo Comarca de Mallet. Processo crime n.140, 1937.

CENTRO DE DOCUMNETAÇÃO E MEMÓRIA-CEDOC/I. Fundo Comarca de Mallet. Processo crime s.n, 1946.

CENTRO DE DOCUMNETAÇÃO E MEMÓRIA-CEDOC/I. Fundo Comarca de Mallet. Processo Crime n.467, 1953.

Fontes secundárias

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. 2ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.

CARVALHO, Thaís de Freitas. Gente da noite: Cultura popular e sociabilidade noturna em Pelotas, RS (1930-1939). 2013. Dissertação (Mestrado História) – Universidade Estadual de Pelotas. Programa de Pós-graduação em História, Pelotas, 2013.

FAUSTO, Boris. Crime Cotidiano: a criminalidade em São Paulo, 1880-1924. São Paulo: Brasileira, 1984.

FREITAS, Felipe Berté. Farristas, Bailarinos e Baderneiros: violência e sociabilidades na região norte do Rio Grande do Sul (1900-1930). Revista Semina, Londrina, v. 12, n. 1, p. 1-14. 2013.

GRINBERG, Keila. A história nos porões dos arquivos judiciários. PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCA, Tânia Regina (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

LEANDRO, José Augusto. No fandango. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v.12, p. 41-63, 2007.

MONSMA, Karl. Histórias de violência: processos criminais e conflitos inter-étnicos. XXIX ENCONTRO ESTADUAL DA ANPOCS. Anais..., Petrópolis, 2000.

MÜHLEN, Caroline Von. “Levantou-se dentro da sala um forte barulho seguido de gritos e choros...” A venda como espaço de transações comerciais e desentendimentos. (1846-1865). Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS. 2014.

ROSA, Andréia Marsaro da. “Supõem ser a rezinga proveniente de estarem quentes de cachaça”: considerações sobre os fandangos de Guarapuava através dos processos-crime, 1854-1878. XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. Anais..., Campo Mourão, 2014.

SOPELSA, Renata. “Provocadores e turbulentos”: um estudo de caso sobre as relações de solidariedade e conflito entre brasileiros e imigrantes pobres no final do século XIX e início do XX. CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Anais..., Londrina, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

STACHUK, Angelica; DE OLIVEIRA, Oséias. “Bailes e Festas do Barulho”: Sociabilidades Tensas em Mallet-PR (1925-1965). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 19, n. 31, p. 193, 2019. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2018v19n31p193. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/15399. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre