Considerações sobre um campo disciplinar: os principais modelos explicativos da economia colonial
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2018v19n30p142-168Palavras-chave:
Historiografia, Economia colonial, Formação econômica do Brasil.Resumo
O presente artigo tem como objetivo fundamental trazer, de forma balanceada, os principais teóricos e teorias acerca das características essenciais da Economia Colonial e da Formação Econômica do Brasil. O leitor terá a oportunidade de conhecer, mesmo que introdutoriamente, parte da historiografia econômica brasileira do século XX até os dias atuais e perceber os aspectos mais relevantes de cada modelo explicativo. Ao dispor-se a examinar a evolução do pensamento interpretativo da economia brasileira sob o ponto de vista da historiografia, esse artigo também se propõe em colocar-se enquanto instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em História e Ciências Econômicas, principalmente para as disciplinas de História do Brasil Colônia e Formação Econômica do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".