De res publica e de república: o significado histórico de um conceito

Autores

  • Heloisa Guaracy Machado PUC Minas

Palavras-chave:

História, Sociedade

Resumo

O debate sobre a República Brasileira requer a análise do conceito de República como uma construção social e simbólica de um contexto histórico específico. O artigo visa recolocar o conceito República no seu locus original, isto é, a Antigüidade Clássica, indicando os seus pressupostos básicos – lançados na polis grega – e o momento de sua elaboração formal – no âmbito da civitas romana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Guaracy Machado, PUC Minas

Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Diretora do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval/Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: península ibérica, medievo, afonso henriques, portugal e américa latina.

Downloads

Publicado

1995-11-08

Como Citar

MACHADO, Heloisa Guaracy. De res publica e de república: o significado histórico de um conceito. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 7–15, 1995. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1641. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>