A pintura de tectos de perspectiva arquitectónica no Portugal joanino (1706-1750)

Autores

  • Magno Mello Universidade Nova de Lisboa - Portugal
  • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão Universidade de Liboa - Portugal

Resumo

O presente artigo versa acerca do estudo da pintura de tectos de perspectiva arquitectónica no Portugal do tempo de D. João V. Ao qual trata-se de uma lacuna considerável, não só pela qualidade dos espécimes que ainda subsistem dessa época, como pelo “verdadeiro espírito de renovação” que tais decorações traduzem.

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Biografia do Autor

Magno Mello, Universidade Nova de Lisboa - Portugal

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); e doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002). Atualmente é professor adjunto de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado PERSPECTIVA PICTORUM (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó, para além de pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura (quadratura) e de tratados de pintura e de perspectiva em Minas Colonial. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVI e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura barroca; forros barrocos e rococós; estudos dos tratados de perspectiva e de pintura do tempo do barroco no universo Luso Brasileiro.

Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão, Universidade de Liboa - Portugal

Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão (n. Toulouse – França, 28 de Dezembro de 1952) é Professor Catedrático de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entidade em que trabalha desde o ano lectivo de 1995-96, onde integra o Instituto de História da Arte. Foi Presidente da Comissão Executiva do Departamento de História da FLUL (2005-2007).  Licenciado em História pela FLUL (1975), obteve Mestrado em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (defendido em 1982, com a tese O Maneirismo e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses, publicado pela IN/CM em 1983) e tem Doutoramento pela Universidade de Coimbra (defendido em 1992, com a tese A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1657, publicado em parte pela ed. Colibri, 2000), universidade essa onde foi docente de 1989 a 1994. Recebeu o Prémio Nacional José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes, em 1984, pelo livro O Maneirismo e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses, o Prémio APOM para o Melhor Catálogo de 1995 pela obra A Pintura Maneirista em Portugal – arte no tempo de Camões, e o Prémio Nacional Gulbenkian de História de Arte pela obra Josefa de Óbidos e o tempo barroco, em 1992. Pertence à Academia Nacional de Belas-Artes, à Academia Portuguesa da História e à Associação Portuguesa de Historiadores de Arte. Dirige a revista ARTIS (Fac. de Letras de Lisboa). É membro do Conselho Redactorial de ARCHIVO ESPAÑOL DE ARTE (Madrid) e de MONUMENTOS (DGEMN, Lisboa).

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Publicado

1995-11-08

Como Citar

MELLO, Magno; SERRÃO, Vítor Manuel Guimarães Veríssimo. A pintura de tectos de perspectiva arquitectónica no Portugal joanino (1706-1750). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 34–44, 1995. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1647. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática livre