A representação da mulher nas cantigas medievais

Autores

  • Ana Maria Coutinho PUC Minas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise de duas cantigas de Juyão Bolseiro, uma de amor e outra de amigo, e de uma cantiga de maldizer de Rui País de Ribela. O estudo tem a preocupação de observar a representação da mulher cantada pelos trovadores, evidenciando as suas diversas facetas.

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Biografia do Autor

Ana Maria Coutinho, PUC Minas

Possui graduação em História (1987) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e professora visitante da Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia - FAJE. Foi professora do Instituto Santo Tomás de Aquino no período de 1991-2004. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, e, desde 1998, vem se dedicando também aos estudos do Mundo Contemporâneo. Atua principalmente nos temas de Igreja Medieval e Formação do Mundo Contemporâneo.

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Publicado

1997-05-10

Como Citar

COUTINHO, Ana Maria. A representação da mulher nas cantigas medievais. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 23–30, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1654. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática livre