A cidade na modernidade radicalizada: os movimentos de luta pela moradia

Autores

  • Ulysses da Cunha Baggio Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho se propõe a contribuir para a reflexão sobre a cidade e o urbano no contexto de radicalização da modernidade, tomando-se como referência a questão da habitação popular e dos movimentos de luta pela moradia. No percurso da análise nos deparamos com a temática da cidadania e da relevância da transformação/democratização da gestão da cidade, em que a perspectiva autogestionária adquire centralidade nas nossas preocupações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulysses da Cunha Baggio, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). É professor titular (Adjunto III) do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, Campus Universitário de Viçosa, MG. Tem atuação na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia do Brasil, Geografia Regional e Geografia da América Latina, trabalhando principalmente com os seguintes temas: uso e apropriação do espaço urbano, território e territorialidade, organização espacial, região e regionalização.

Downloads

Publicado

1998-11-17

Como Citar

BAGGIO, Ulysses da Cunha. A cidade na modernidade radicalizada: os movimentos de luta pela moradia. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 24–35, 1998. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1689. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática livre