Trajetória do homem e do estadista Melo e Castro

Autores

  • Virgínia Maria Trindade Valadares PUC Minas

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar a trajetória política do homem e do estadista Martinho de Melo e Castro, traçando o perfil de sua personalidade e atuação política. Evidencia o seu caráter autoritário e conservador em relação às idéias de seu tempo, assim como em relação à capitania mineira, principalmente no que diz respeito ao declínio da mineração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Maria Trindade Valadares, PUC Minas

Possui graduação em História pelo UNI - Centro de Belo Horizonte (1974), mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (1997) e doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (2002). Atualmente é professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em HISTÓRIA DA EXPANSÃO E DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana em Minas Gerais no século XVIII.

Downloads

Publicado

1998-11-17

Como Citar

VALADARES, Virgínia Maria Trindade. Trajetória do homem e do estadista Melo e Castro. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 36–46, 1998. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1690. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática livre