A Igreja Católica e a construção do espaço urbano em Belo Horizonte

Autores

  • Carla Ferretti Santiago PUC Minas

Palavras-chave:

Cidade, Construção, Igreja Católica.

Resumo

Em 1930, é instalado, na região noroeste de Belo Horizonte, o Seminário do Coração Eucarístico de Jesus. Na década de 70, as antigas instalações do Seminário passam a abrigar o campus da então Universidade Católica de Minas Gerais. A partir da presença dessas importantes instituições de ensino católicas nesse território de Belo Horizonte, este ensaio pretende avaliar como a presença da Igreja em uma área específica da cidade funcionou como elemento dinamizador da ocupação do espaço, e os nexos que estabeleceu com a comunidade de moradores vizinha. Nesse sentido, pretende-se perceber a ação da Igreja Católica como sujeito atuante na construção do espaço urbano de Belo Horizonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Ferretti Santiago, PUC Minas

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação de professores e educação a distância.

Downloads

Publicado

2001-11-22

Como Citar

SANTIAGO, Carla Ferretti. A Igreja Católica e a construção do espaço urbano em Belo Horizonte. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 6, n. 7, p. 5–19, 2001. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1706. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática livre