Tradição, tradicionalismo e atualidade na perspectiva da longa duração histórica

Autores

  • Heloisa Guaracy Machado PUC Minas

Palavras-chave:

, Tradição, Eleição, República romana, Educação grega

Resumo

O artigo visa analisar a atualidade da Antiguidade greco-romana, aproximando-a do contexto ocidental contemporâneo, através do processo eleitoral da res publica romana e dos pressupostos educacionais da paidéia grega. Isso implica em uma revisão teórica do conceito de “tradição”, despido da conotação pejorativa de tradicionalismo para adquirir o sentido de “herança” proposto por Moses Finley.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Guaracy Machado, PUC Minas

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Diretora do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval/Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: península ibérica, medievo, afonso henriques, portugal e américa latina.

Downloads

Publicado

2005-11-23

Como Citar

MACHADO, Heloisa Guaracy. Tradição, tradicionalismo e atualidade na perspectiva da longa duração histórica. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 7, n. 8, p. 11–25, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1715. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Confêrencias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>