Projeto Resgate: antecedentes e corolários

Autores

  • Caio César Boschi PUC Minas

Palavras-chave:

Brasil Colonial, Administração colonial, Arquivística, Fundos documentais, Recuperação de informação

Resumo

O Projeto Resgate é um amplo empreendimento com vistas a proporcionar aos pesquisadores acesso fácil e rápido à documentação respeitante à História do Brasil depositada em arquivos e bibliotecas de outros países. Apresentar seus antecedentes e algumas de suas linhas de força, bem como apontar lacunas no desenvolvimento das atividades e nos resultados do projeto é o principal propósito desta palestra. Ela trata igualmente de noticiar a implementação de iniciativas análogas, que se configuram, dentre outros, no Projeto Reencontro e no Projeto Coleção Casa dos Contos. Ademais, chama a atenção para a (já antiga) necessidade de, no âmbito da História Moderna de Portugal, promover-se diálogo mais intenso e produtivo entre historiadores e arquivistas, objetivando tanto a elaboração conjunta de instrumentos de busca na recuperação de informações, como a superação de carências relativas à organicidade dos documentos e dos fundos documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio César Boschi, PUC Minas

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), onde também lecionou, aposentando-se como Professor Titular de História do Brasil (1994). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1982). É Professor Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Durante quase 20 anos foi professor convidado e Leitor de História do Brasil, nos cursos de graduação e de Mestrado de universidades públicas de Portugal. Desenvolve estudos e pesquisas, predominantemente, nas áreas de História do Brasil Colonial, História de Portugal Moderno, de acervos documentais e arquivos históricos.

Downloads

Publicado

2006-04-29

Como Citar

BOSCHI, Caio César. Projeto Resgate: antecedentes e corolários. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 8, n. 9, p. 11–25, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1731. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Confêrencias